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Document 32014L0044

Diretiva 2014/44/UE da Comissão, de 18 de março de 2014 , que altera os anexos I, II e III da Diretiva 2003/37/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à homologação de tratores agrícolas ou florestais, seus reboques e máquinas intermutáveis rebocadas, e dos sistemas, componentes e unidades técnicas destes veículos Texto relevante para efeitos do EEE

JO L 82 de 20.3.2014, p. 20–26 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

Legal status of the document No longer in force, Date of end of validity: 31/12/2015; revog. impl. por 32013R0167

ELI: http://data.europa.eu/eli/dir/2014/44/oj

20.3.2014   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

L 82/20


DIRETIVA 2014/44/UE DA COMISSÃO

de 18 de março de 2014

que altera os anexos I, II e III da Diretiva 2003/37/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à homologação de tratores agrícolas ou florestais, seus reboques e máquinas intermutáveis rebocadas, e dos sistemas, componentes e unidades técnicas destes veículos

(Texto relevante para efeitos do EEE)

A COMISSÃO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia,

Tendo em conta a Diretiva 2003/37/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de maio de 2003, relativa à homologação de tratores agrícolas ou florestais, seus reboques e máquinas intermutáveis rebocadas, e dos sistemas, componentes e unidades técnicas destes veículos e que revoga a Diretiva 74/150/CEE (1), nomeadamente o artigo 19.o, n.o 1, alínea a),

Considerando o seguinte:

(1)

A Diretiva 2003/37/CE estabelece o sistema de homologação de tratores agrícolas ou florestais, alinhando-o com as regras relativas à homologação dos veículos a motor.

(2)

A Diretiva 2000/25/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de maio de 2000, relativa às medidas a tomar contra as emissões de gases poluentes e de partículas poluentes provenientes dos motores destinados à propulsão dos tratores agrícolas ou florestais e que altera a Diretiva 74/150/CEE do Conselho (2), é uma das diretivas específicas do procedimento de homologação instituído pela Diretiva 2003/37/CE. A Diretiva 2000/25/CE foi alterada a fim de incluir várias alterações à Diretiva 97/68/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de dezembro de 1997, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes a medidas contra a emissão de poluentes gasosos e de partículas pelos motores de combustão interna a instalar em máquinas móveis não rodoviárias (3) no que diz respeito à adaptação ao progresso técnico, à introdução de novas fases de emissões, à introdução da procedimentos de homologação alternativos e à aplicação de regimes de flexibilidade.

(3)

A fim de ter em conta as alterações à Diretiva 2000/25/CE, as correspondentes disposições administrativas da Diretiva 2003/37/CE devem ser atualizadas.

(4)

É necessário, por conseguinte, alterar em conformidade os anexos I, II e III da Diretiva 2003/37/CE.

(5)

As disposições da presente diretiva estão em conformidade com o parecer do Comité estabelecido pelo artigo 20.o, n.o 1, da Diretiva 2003/37/CE,

ADOTOU A PRESENTE DIRETIVA:

Artigo 1.o

Os anexos I, II e III da Diretiva 2003/37/CE são alterados de acordo com o anexo da presente diretiva.

Artigo 2.o

1.   Os Estados-Membros devem pôr em vigor, até 1 de janeiro de 2015, as disposições legislativas, regulamentares e administrativas necessárias para dar cumprimento à presente diretiva. Os Estados-Membros devem comunicar imediatamente à Comissão o texto das referidas disposições.

Sempre que os Estados Membros adotarem tais disposições, estas incluirão uma referência à presente diretiva ou serão acompanhadas dessa referência aquando da sua publicação oficial. Os Estados-Membros estabelecem o modo como deve ser feita a referência.

2.   Os Estados-Membros devem comunicar à Comissão o texto das principais disposições de direito interno que adotarem no domínio abrangido pela presente diretiva.

Artigo 3.o

A presente diretiva entra em vigor no vigésimo dia seguinte ao da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

Artigo 4.o

Os Estados-Membros são os destinatários da presente diretiva.

Feito em Bruxelas, em 18 de março de 2014.

Pela Comissão

O Presidente

José Manuel BARROSO


(1)  JO L 171 de 9.7.2003, p. 1.

(2)  JO L 173 de 12.7.2000, p. 1.

(3)  JO L 59 de 27.2.1998, p. 1.


ANEXO

Os anexos I, II e III da Diretiva 2003/37/CE são alterados do seguinte modo:

1)

No anexo I, o modelo A é alterado do seguinte modo:

a)

O ponto 3.2.2 passa a ter a seguinte redação:

«3.2.2.   Medidas tomadas contra a poluição do ar

3.2.2.1.

Dispositivo para reciclar os gases do cárter: sim/não (1)

3.2.2.2.

Dispositivos antipoluição adicionais (se existirem e se não estiverem incluídos noutra rubrica)

3.2.2.2.1.

Catalisador: sim/não (1)

3.2.2.2.1.1.

Marca(s): …

3.2.2.2.1.2.

Tipo(s): …

3.2.2.2.1.3.

Número de catalisadores e elementos…

3.2.2.2.1.4.

Dimensões e volume do(s) catalisador(es): …

3.2.2.2.1.5.

Tipo de ação catalítica: …

3.2.2.2.1.6.

Carga total de metais preciosos: …

3.2.2.2.1.7.

Concentração relativa: …

3.2.2.2.1.8.

Substrato (estrutura e material): …

3.2.2.2.1.9.

Densidade das células: …

3.2.2.2.1.10.

Tipo de alojamento do(s) catalisador(es): …

3.2.2.2.1.11.

Localização do(s) catalisador(es) [lugar(es) e distância(s) máxima(s)/mínima(s) do motor]: …

3.2.2.2.1.12.

Intervalo de funcionamento normal (K): …

3.2.2.2.1.13.

Reagente consumível (se aplicável): …

3.2.2.2.1.13.1.

Tipo e concentração de reagente necessários à ação catalítica: …

3.2.2.2.1.13.2.

Intervalo de temperaturas de funcionamento normal do reagente: …

3.2.2.2.1.13.3.

Norma internacional (se aplicável): …

3.2.2.2.1.14.

Sensor de NOx: sim/não (1)

3.2.2.2.2.

Sensor de oxigénio: sim/não (1)

3.2.2.2.2.1.

Marca(s): …

3.2.2.2.2.2.

Tipo: …

3.2.2.2.2.3.

Localização: …

3.2.2.2.3.

Injeção de ar: sim/não (1)

3.2.2.2.3.1.

Tipo (ar pulsado, bomba de ar, etc.): …

3.2.2.2.4.

EGR: sim/não (1)

3.2.2.2.4.1.

Características (arrefecida/não arrefecida, alta pressão/baixa pressão, etc.): …

3.2.2.2.5.

Coletor de partículas: sim/não (1)

3.2.2.2.5.1.

Dimensões e capacidade do coletor de partículas: …

3.2.2.2.5.2.

Tipo e conceção do coletor de partículas: …

3.2.2.2.5.3.

Localização [lugar(es) e distância(s) máxima(s)/mínima(s) do motor]: …

3.2.2.2.5.4.

Método ou sistema de regeneração, descrição e/ou desenho: …

3.2.2.2.5.5.

Intervalo de funcionamento normal (K) e intervalo de pressões (kPa): …

3.2.2.2.6.

Outros sistemas: sim/não (1)

3.2.2.2.6.1.

Descrição e funcionamento: …»;

b)

O ponto 3.2.4 passa a ter a seguinte redação:

«3.2.4.   Regulação das válvulas

3.2.4.1.

Elevação máxima e ângulos de abertura e fecho em relação aos pontos mortos ou dados equivalentes: …

3.2.4.2.

Gamas de referência e/ou de regulação (1)

3.2.4.3.

Sistema variável de regulação das válvulas (se aplicável, e se à admissão e/ou ao escape)

3.2.4.3.1.

Tipo: contínuo ou ligado/desligado (1)

3.2.4.3.2.

Ângulo de fase da came: …»;

c)

No ponto 3.3.1.2, o quadro é substituído pelo seguinte:

 

«Motor precursor (1)

Motores no seio da família (2)

Tipo de motor

 

 

 

 

 

Número de cilindros

 

 

 

 

 

Velocidade nominal (min–1)

 

 

 

 

 

Débito de combustível por curso (mm3) para os motores diesel, caudal de combustível (g/h) para os motores a gasolina, à potência útil nominal

 

 

 

 

 

Potência útil nominal (kW)

 

 

 

 

 

Regime de potência máxima (min–1)

 

 

 

 

 

Potência útil máxima (kW)

 

 

 

 

 

Velocidade a que se obtém o binário máximo (min–1)

 

 

 

 

 

Débito de combustível por curso (mm3) para os motores diesel, caudal de combustível (g/h) para os motores a gasolina, ao binário máximo

 

 

 

 

 

Binário máximo (Nm)

 

 

 

 

 

Velocidade de marcha lenta (min–1) sem carga

 

 

 

 

 

Cilindrada unitária (em % em relação ao motor precursor)

100

 

 

 

 

d)

O ponto 3.4.2 passa a ter a seguinte redação:

«3.4.2.   Medidas tomadas contra a poluição do ar

3.4.2.1.

Dispositivo para reciclar os gases do cárter: sim/não (1) …

3.4.2.2.

Dispositivos antipoluição adicionais (se existirem e se não estiverem incluídos noutra rubrica)

3.4.2.2.1.

Catalisador: sim/não (1)

3.4.2.2.1.1.

Marca(s): …

3.4.2.2.1.2.

Tipo(s): …

3.4.2.2.1.3.

Número de catalisadores e elementos…

3.4.2.2.1.4.

Dimensões e volume do(s) catalisador(es): …

3.4.2.2.1.5.

Tipo de ação catalítica: …

3.4.2.2.1.6.

Carga total de metais preciosos: …

3.4.2.2.1.7.

Concentração relativa: …

3.4.2.2.1.8.

Substrato (estrutura e material): …

3.4.2.2.1.9.

Densidade das células: …

3.4.2.2.1.10.

Tipo de alojamento do(s) catalisador(es): …

3.4.2.2.1.11.

Localização do(s) catalisador(es) [lugar(es) e distância(s) máxima(s)/mínima(s) do motor]: …

3.4.2.2.1.12.

Intervalo de funcionamento normal (K): …

3.4.2.2.1.13.

Reagente consumível (se aplicável): …

3.4.2.2.1.13.1.

Tipo e concentração de reagente necessários à ação catalítica: …

3.4.2.2.1.13.2.

Intervalo de temperaturas de funcionamento normal do reagente: …

3.4.2.2.1.13.3.

Norma internacional (se aplicável): …

3.4.2.2.1.14.

Sensor de NOx: sim/não (1)

3.4.2.2.2.

Sensor de oxigénio: sim/não (1)

3.4.2.2.2.1.

Marca(s): …

3.4.2.2.2.2.

Tipo: …

3.4.2.2.2.3.

Localização: …

3.4.2.2.3.

Injeção de ar: sim/não (1)

3.4.2.2.3.1.

Tipo (ar pulsado, bomba de ar, etc.): …

3.4.2.2.4.

EGR: sim/não (1)

3.4.2.2.4.1.

Características (arrefecida/não arrefecida, alta pressão/baixa pressão, etc.): …

3.4.2.2.5.

Coletor de partículas: sim/não (1)

3.4.2.2.5.1.

Dimensões e capacidade do coletor de partículas: …

3.4.2.2.5.2.

Tipo e conceção do coletor de partículas: …

3.4.2.2.5.3.

Localização [lugar(es) e distância(s) máxima(s)/mínima(s) do motor]: …

3.4.2.2.5.4.

Método ou sistema de regeneração, descrição e/ou desenho: …

3.4.2.2.5.5.

Intervalo de funcionamento normal (K) e intervalo de pressões (kPa): …

3.4.2.2.6.

Outros sistemas: sim/não (1)

3.4.2.2.6.1.

Descrição e funcionamento: …»;

e)

O ponto 3.4.5 passa a ter a seguinte redação:

«3.4.5.   Regulação das válvulas

3.4.5.1.

Elevação máxima e ângulos de abertura e fecho em relação aos pontos mortos ou dados equivalentes: …

3.4.5.2.

Gamas de referência e/ou de regulação (1)

3.4.5.3.

Sistema variável de regulação das válvulas (se aplicável, e se à admissão e/ou ao escape)

3.4.5.3.1.

Tipo: contínuo ou ligado/desligado (1)

3.4.5.3.2.

Ângulo de fase da came: …»;

f)

É inserido um ponto 3.5 com a seguinte redação:

«3.5   Potência do motor

3.5.1

Potência útil máxima do motor: … kW a … min–1 (em conformidade com a Diretiva 97/68/CE (3))

3.5.2

Potência útil nominal do motor: … kW a … min–1 (em conformidade com a Diretiva 97/68/CE)

3.5.3

Facultativo: Potência eventual na tomada de força (TF) à velocidade nominal (de acordo com o Código 2 da OCDE ou a norma ISO 789-1:1990)

TF de velocidade normalizada

(min–1)

Velocidade correspondente do motor

(min–1)

Potência

(kW)

1-540

 

 

2-1 000

 

 

3-540 ECO

 

 

4-1 000 ECO

 

 

2)

No anexo II, capítulo C, parte II, o ponto 2 passa a ter a seguinte redação:

«2.   Resultados dos ensaios relativos às emissões de escape

Número da diretiva de base e da última redação que lhe foi dada, aplicável à homologação CE. No caso de uma diretiva com duas ou mais fases de aplicação, indicar também a fase de aplicação:

Variante/versão: …

a.

Resultados finais dos ensaios NRSC/ESC/WHSC (1) incluindo DF (g/kWh)

 

Variante/versão

Variante/versão

Variante/versão

CO

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

HC

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

NOx

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

HC+NOx

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

PM

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

CO2

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

b.

Resultados finais dos ensaios NRTC/ETC/WHTC (4) incluindo DF (g/kWh) (5)

 

Variante/versão

Variante/versão

Variante/versão

CO

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

HC

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

NOx

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

NMHC

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

CH4

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

PM

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

do ciclo NRTC a quente CO2

… g/kWh

… g/kWh

… g/kWh

Trabalho do ciclo NRTC a quente

… kWh

… kWh

… kWh

3)

A parte I, A, do anexo III é alterada do seguinte modo:

a)

O ponto 3.6 passa a ter a seguinte redação:

«3.6.   Potência útil máxima do motor: … kW a … min–1 (em conformidade com a Diretiva 97/68/CE) (6)

3.6.1.

Potência útil nominal do motor: … kW a … min–1 (em conformidade com a Diretiva 97/68/CE)

3.6.2.

Facultativo: Potência eventual na tomada de força (TF) à velocidade nominal (de acordo com o Código 2 da OCDE ou a norma ISO 789-1:1990)

b)

Os pontos 15.1 e 15.2 passam a ter a seguinte redação:

«15.1.   Resultados finais dos ensaios NRSC/ESC/WHSC (7) incluindo DF:

CO: … (g/kWh) HC: … (g/kWh) NOX: … (g/kWh)

HC+NOX: … (g/kWh) Partículas: … (g/kWh) CO2: … (g/kWh)

15.2   Resultados finais dos ensaios NRTC/ETC/WHTC (7) incluindo DF (g/kWh) (8)

CO: … (g/kWh) HC: … (g/kWh) NOX: … (g/kWh)

HC+NOX: … (g/kWh) Partículas: … (g/kWh) do ciclo NRTC a quente CO2: … (g/kWh) Trabalho do ciclo para arranque a quente sem regeneração (kWh)


(1)  Para informações mais completas, ver ponto 3.2.

(2)  Para informações mais completas, ver ponto 3.4.»;

(3)  JO L 59 de 27.2.1998, p. 1.».

(4)  Riscar o que não interessa.

(5)  Se for caso disso.».

(6)  Indicar o método de ensaio utilizado.»;

(7)  Riscar o que não interessa.

(8)  Se for caso disso.».


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